quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Comunicação - e-mail

Recentemente li o livro Viúva Clicquot, da americana Tilar Mazzeo. Como o título já menciona trata-se da saga de uma moça que aos 27 anos fica viúva, com uma filha pequena numa época extremamente machista em que mulher apenas cuidava dos afazeres domésticos. A partir daí o enredo mostra como essa moça audaciosa empreeende e se torna mundialmente conhecida como um ícone na produção de champagnes francesas.
Mas, e o que isso tem a ver com comunicação?É que naquela época era tudo tão difícil e mesmo assim a comunicação funcionava. Para percorrer pequenas distâncias se levava meses. Para comunicar algo importante se usava a velha e tradicional carta (não existia sedex) que também levava um tempo absurdo e muitas vezes ao receber a notícia esta já não era tão relevante, mas era o que existia na época.
Hoje em dia, Thanks God, tudo mudou. A velocidade é imensa, praticamente trabalhamos com a informação em tempo real. A comunicação se dá através de e-mail, telefones, celulares e conference call. É uma maravilha. Mas destaco nesse texto a importância de se dar retorno, pois a comunicação é bilateral, logo quem liga espera um retorno e quem envia um e-mail idem.
Mas, na prática, não é isso que ocorre. Responder e-mails pessoais pode levar um tempo, conforme sua disponibilidade, já que na maioria não são tão urgentes. Mas, responder e-mails profissionais é obrigação, além disso demostra a sua boa educação e deferência com quem enviou. Não é preciso escrever longos textos, apenas responder e sinalizar que o assunto será verificado e assim que possível o retorno será completo.
Dói fazer isso? não. Mas você não tempo? reserve uma horinha no dia para despachar essas demandas. Isso é comunicação, consideração e profissionalismo. Agora, receber correntes e power point com mensagens melosas, sinceramente estas eu deleto na hora.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Le monde

" O mundo é redondo para ninguém se esconder". De fato, além de não ter cantos, ele gira.... e nós vamos juntos.....
Pensando nisso, a idéia é refletir sobre nossa conduta pessoal e principalmente profissional. Como tratamos as pessoas? como gostaríamos de ser tratados? toleramos injustiças? somos sinceros ou superficiais nos nossos relacionamentos? como se estabelece os laços com os colegas de trabalho? e com o "chefe"? e com os fornecedores?
Ao longo dos anos, percebi que algumas pessoas praticamente se transformam quando colocam o crachá da empresa onde trabalham. Perdem um pouco da sua identidade. Deixam de ser "fulano de tal" para se transformarem em "fulano da empresa x". Sobem nas tamancas, estufam o peito, engatam a primeira e decolam. Não necessariamente para o sucesso profissional, mas partem para uma cidadezinha chamada "prepotência". Lá, pensam que sabem tudo, que são melhores que os demais. Vivem como se estivessem no Olimpo e desta forma acreditam na eternidade. Mas a vida real não é assim. Um dia você está lá, outro cá. Humildade, respeito e consideração são grandes virtudes. Já vi muita gente que ao ser demitida, perdeu além do crachá, sua referência, sua identidade e no mesmo instante voltou às origens. Passou a ser outra pessoa ou melhor, aquilo que sempre foi. Final de ano serve para isso, para reflexões mais profundas, para que possamos ver além das aparências, ter contato com nossa essência e é claro lembrar que o mundo gira!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Empreendedorismo


Segundo o dicionário Aurélio, empreender significa propor-se , pôr em prática e/ou tentar.No cotidiano essa palavra nos remete aos empresários, pessoas estas que iniciam um negócio próprio. Mas, também, existem os empreendedores dentro das empresas. São aquelas pessoas que possuem alto grau de iniciativa, baixo conformismo e que não somente planejam, mas são capazes de realizar aquilo que se propõem fazer com visão de melhoria.
A pergunta é, quantos são assim ? poucos, muito poucos. Infelizmente muitos funcionários ainda fazem o tipo “executor” que realizam exatamente aquilo que lhes é atribuído, tendo pouca visão da empresa como um negócio. O empreendedor, independente se é um empresário ou funcionário normalmente possui as seguintes características pessoais: perseverança, audácia, disciplina , pró-atividade e criatividade. Além disso, possuem uma visão macro do negócio. E você, se encaixa nesse perfil?

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Afinal o que significa Recursos Humanos?

Recursos Humanos, capital humano, gestão de pessoas?todos os caminhos nos levam ao departamento responsável não somente pela contratação e desligamento dos funcionários, mas por tudo aquilo que acontece durante sua permanência na empresa. E aí podemos listar: recrutamento & seleção (sempre em primeiro lugar, pois precisamos contratar para daí desenvolver) , treinamento & desenvolvimento, cargos & salários, medicina & segurança do trabalho, comunicação interna, benefícios, responsabilidade social. Folha de pagamento faz parte do RH e inclui os processos burocráticos de admissão, demissão, pagamento,controle do ponto, 13 ° salário, dentre outros. É importante destacar que existe muita confusão por aí. Empresas de grande porte têm os subsistemas bem definidos, no entanto, pequenas e médias não. O conceito Recursos Humanos é utilizado pelas empresas independente do seu porte, mas muitas não têm os processos definidos, fazem a seleção de qualquer jeito, não possuem um plano de treinamento, nem descrição de cargos e tampouco tabela salarial. Logo, essas empresas fazem o básico que é seguir a legislação e nada mais. Dessa forma, o ideal seria designar um outro nome para tais atividades, deixando claro que burocracia e desenvolvimento nem sempre andam de mãos dadas.