quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Comunicação - e-mail

Recentemente li o livro Viúva Clicquot, da americana Tilar Mazzeo. Como o título já menciona trata-se da saga de uma moça que aos 27 anos fica viúva, com uma filha pequena numa época extremamente machista em que mulher apenas cuidava dos afazeres domésticos. A partir daí o enredo mostra como essa moça audaciosa empreeende e se torna mundialmente conhecida como um ícone na produção de champagnes francesas.
Mas, e o que isso tem a ver com comunicação?É que naquela época era tudo tão difícil e mesmo assim a comunicação funcionava. Para percorrer pequenas distâncias se levava meses. Para comunicar algo importante se usava a velha e tradicional carta (não existia sedex) que também levava um tempo absurdo e muitas vezes ao receber a notícia esta já não era tão relevante, mas era o que existia na época.
Hoje em dia, Thanks God, tudo mudou. A velocidade é imensa, praticamente trabalhamos com a informação em tempo real. A comunicação se dá através de e-mail, telefones, celulares e conference call. É uma maravilha. Mas destaco nesse texto a importância de se dar retorno, pois a comunicação é bilateral, logo quem liga espera um retorno e quem envia um e-mail idem.
Mas, na prática, não é isso que ocorre. Responder e-mails pessoais pode levar um tempo, conforme sua disponibilidade, já que na maioria não são tão urgentes. Mas, responder e-mails profissionais é obrigação, além disso demostra a sua boa educação e deferência com quem enviou. Não é preciso escrever longos textos, apenas responder e sinalizar que o assunto será verificado e assim que possível o retorno será completo.
Dói fazer isso? não. Mas você não tempo? reserve uma horinha no dia para despachar essas demandas. Isso é comunicação, consideração e profissionalismo. Agora, receber correntes e power point com mensagens melosas, sinceramente estas eu deleto na hora.

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