terça-feira, 25 de maio de 2010

O trabalho e a criatividade

Esses dias assisti a palestra de um renomado consultor de empresas que expressava o seguinte: escola e empresa são máquinas de moer pessoas. Achei forte demais, até por que imaginei a cena e confesso que tal imagem não era nada agradável.Mas depois de um tempo pensando e repensando verifiquei que embora tal comentário seja impactante, ele tem um fundo de verdade.
Pensando em termos organizacionais, observa-se que mais de 90% dos empregados/funcionários são meramente mantenedores/operacionais não somente pelo perfil pessoal, mas porque é o que se espera de uma determinada camada. Façam e não questionem,quem pergunta demais incomoda. E é justamente essa camada que é esmagada ou moída e muitas vezes nem se dá conta.Isso nos remete ao famoso filme do Chaplin "Tempos Modernos", onde cada um faz sua parte, de forma repetitiva e praticamente deixando o cérebro em casa. O mundo evoluiu, passamos pela era agrícola, fomos para a era industrial e hoje estamos na era do conhecimento. E aí vem a pergunta, de que forma expressamos nossas idéias e criatividade no trabalho? sim, porque pessoas que trabalham com arte já o fazem até pelo tipo de atividade. Mas e quem desenvolve outro tipo de atividade, faz o quê?
Olha, o que vou escrever pode parecer absurdo, mas é minha percepção e não a verdade absoluta. Creio que a criatividade anda de mãos dadas com a liberdade. Quanto mais autonomia mais chance você tem de imprimir seu estilo de trabalho.Claro que isso não é regra, pois perfil pessoal conta e muito....então pensem sobre isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário