domingo, 19 de setembro de 2010

Ouvir X escutar

Hoje a idéia é discorrer sobre um tema, que muitas vezes, a gente nem dá muita importância (ou não dá ouvidos), mas que faz toda diferença. Parece simples, mas, será que no seu cotidiano, você ouve ou escuta?
Ouvir está mais ligado aos sentidos de audição, ao próprio ouvido e não requer maior esforço (desde que você não tenha problemas congênitos ou fisiológicos).
Já escutar é mais abrangente e não envolve somente o sentido da audição, mas sim, atenção, compreensão e percepção.A informção é processada e não simplesmente "entra por um ouvido e sai pelo outro" como costuma-se dizer...ouvir é mais superficial, escutar requer maior envolvimento. Pode-se dizer que na escuta você retém o discurso do outro. Você pode estar numa palestra apenas ouvindo (de corpo presente) mas ao findar e ser questionado poderá não ter registros, pois você apenas utilizou um de seus sentidos. E como fica isso no seu trabalho, na sua casa, nas suas relações familiares? com seus amigos? Imagino que isso depende da situação. Se seu chefe fala coisas desagradáveis, talvez você apenas ouça, e só. E, se você receber mil elogios, reconhecimento, etc..., talvez você escute tudo...tim tim por tim tim...
Pois bem, nesse ouvir X escutar entra um fator importante, a tal maturidade, que felizmente ou infelizmente só vem com o tempo...e muitas vezes esse tempo é longo, mas chega.
Aqui, também cabe outra observação, que me foi dita há muitos anos e que vale para tudo e todos. O que o outro diz, não é necessariamente verdade absoluta, a menos que você outorgue esse poder aos demais.Também, é seu papel filtrar e discernir, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário