quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A moda do mestrado

É, parece que virou moda....meio mundo anda fazendo mestrado. Até aí tudo bem , afinal devemos continuar estudando sempre, jamais parar. Mas o meu comentário é sobre uma determinada faixa de profissionais, os quarentões, que de repente iniciam tal curso.Entendam que não é preconceito, é apenas uma constatação de que essa opção muitas vezes surge em virtude da infelicidade e baixa satisfação com o trabalho, ou melhor, parece que esses profissionais não se encontraram. Nesse grupo tem pessoas que já moraram fora do país, tiveram seu próprio negócio, trabalharam em diferentes áreas, seja na iniciativa privada ou pública. Mas a sensação de que "falta algo" é muito forte. E eis que surge a tábua da salvação: vou estudar, ser mestre! Numa sociedade que permanentemente nos cobra direta ou indiretamente que devemos ser felizes, ricos, magros, inteligentes e bem sucedidos profissionalmente, é duro ter que admitir que existe um vácuo no campo profissional, porque todos olharão com certa desconfiança, tipo "com essa idade e ainda não achou seu rumo".....
Penso que não dá para se culpar e/ou ficar constrangido, pessoas incríveis despertaram aos 40, 50 ou 60. O que não dá é ficar parado reclamando...é preciso focar, correr na frente (não atrás) e acima de tudo ser feliz.É regra, ninguém vai fazer teu caminho.
Eu não tenho mestrado e somente faria se tivesse a intenção de ser docente ou pesquisadora, por que a gente investe muito tempo e dinheiro e, isso nos é caro.
Pense nisso! Be happy!!

Um comentário: