sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Educação

Well, assisti o filme Educação, baseado na obra do escritor inglês Nick Hornby. Normalmente leio o livro e depois vejo o filme, mas isso não é regra.
Poderia resumir o filme numa frase "nem tudo o que reluz é ouro", e isso é pura verdade.Mas, a maior reflexão, é sobre educação, que aqui vou explicitar na palavra conhecimento.Uma vez adquirido, ninguém te tira. Quanto mais conhecimento, melhor. Abre portas, amplia horizontes, posssibilita novas perspectivas e é teu. Pode ocorrer demissões, separações, tsunamis, guerras, mas ninguém tira de você, uma vez que foi absorvido. A protagonista, uma jovem de 16 anos, retrata bem o que mencinei acima, o deslumbramento com o mundo adulto (no filme retratado como superficial e sem sustentação) e a possibilidade de estudar em Oxford e entrar na fase adulta pela "porta da frente". Assistam e tirem suas conclusões.
Sobre Nick Hornby. Gosto muito do seu estilo de escrever, poderia dizer que ele é um tanto sarcástico na forma de abordar diferentes temas, mas é o estilo dele, gostem ou não, é sua impressão digital.
Já li Como ser legal, Uma longa queda e o Grande garoto (que virou filme). Ele também escreveu Alta fidelidade, que foi um sucesso no cinema.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário