terça-feira, 29 de maio de 2012

Comportamento

Literalmente estou "bege" com 3 informações que recebi nos últimos 30 dias.Uma a cada 10 dias.... Profissionais que tinham tudo na vida para ser uma referência, um case de sucesso e ambos, colocaram tudo no lixo. Andar na linha, ter ética, prezar por valores morais vem de berço.Podem contestar, mas esse é o meu ponto de vista. Então se você luta para ter uma excelente formação, para ser reconhecido, para ter cargo, status, salário e tudo mais que vem junto com suas conquistas, por que num dado momento desvia do caminho??? Gente, o mercado é um ovo de codorna. As informações vazam, saem girando mundo afora....e acabam prejudicando a carreira destes profissionais.Uma lástima, um tiro no pé....agora, só resta arcar com as consequências.

Network

Caros, rede de relacionamento serve para trocas, indicações, referências, coisas do mundo corporativo. Consultores de RH são como padres,detetives e/ou psiquiatras, tudo é confidencial. Então, caso algum profissional de RH solicite um nome, um telefone, e-mail, enfim, uma indicação não entre em desespero, nem pense que tal pedido é uma contravenção. Profissionais não escondem onde atuam, ou escondem??Todos, normalmente, tem um ramal direto e um em-mail, correto? então isso não é informação sigilosa. Informação sigilosa é a fórmula da coca-cola que é guardada a sete chaves....

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A boa educação

Regra número um: a boa educação vale para todos. Num dia estamos em lados opostos, no outro o mundo gira e bingo! Isso mesmo, consultores de RH, candidatos em busca de oportunidades e RH´s das empresas. Gentileza, boa educação e fino trato sempre.Todos saem ganhando.Um dia você é o gerente de RH de empresa e eu te ligo para apresentar a consultoria, depois de um tempo, a crise faz com que você passe a candidato e você me liga. E é assim o mundo dos negócios, um dia aqui, outro lá.Mas, o que permanece, é sempre a impressão(boa ou má) que você teve da pessoa, seja ela de você, ou você dela.Fica a dica.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A boa convivência

Caro profissional: Ao ser convidado a participar de processo seletivo através de e-mail, seja gentil e educado. Se tiver interesse, deixe isso claro através de um contato telefônico. Caso contrário, é de bom tom, responder agradecendo a lembrança. Alguns profissionais são lembrados sempre, outros raramente e outros nunca.Prefira sempre o primeiro grupo, mas isso depende exclusivamente de você, ou seja, da sua atitude. Manter o canal aberto com um consultor de RH é, no mínimo, inteligente. Ah, não demore mais do que 24 horas para responder e-mail e/ou recado na caixa postal do celular. Também, não fique sentado no seu pedestal, achando que o consultor de RH, precisa muito de você. Ele, pode sim, ter muito interesse na sua expertise, mas isso dura apenas algumas tantas horas.Depois, bem , depois a fila anda!