domingo, 15 de maio de 2011

Sustentação emocional

Morar a vida inteira numa cidade, trabalhar anos a fio numa mesma empresa, frequentar a mesma praia durante muitos verões.Que tranquilidade.Você conhece as ruas e vielas, o padeiro da esquina, a tia que vende lanches, o dono do quiosque da praia, até os buracos da sua rua lhe são familiar. Você reconhece o barulho do carro do seu vizinho, o latido do cachorro do apartamento ao lado. Você sabe que todos os dias o sino da igreja badala às 17:45. Tudo muito previsível, você pensa que tem "controle" e isso lhe dá segurança, conforto e porque não,felicidade.
Aí, um belo dia, sem mais nem menos você é demitido. Surge uma proposta de trabalho em outra cidade (a primeira em 30 dias). O que fazer? pegar ou largar? surgirão outras oportunidades? o medo toma conta e paralisa.
Nesse momento, independente das suas conquistas profissionais e da sua carreira, o que mais conta é a sua sustentação emocional. O quanto você tem condições de bancar essa reviravolta na sua vida. Abandonar o conhecido e deixar de fazer o mesmo caminho para aventurar-se em outras estradas pode causar pânico em algumas pessoas. Por isso, nesse momento, mais importante do que ter um belo currículo, o indispensável é a coragem.
Acredito que a melhor herança que os pais podem deixar aos filhos é a coragem.Estimular a criança desde cedo a arriscar mais, mostrar que é possível acertar e errar, mas, que sempre existirão outras tantas possibilidades .Certamente, essa é a semente, para que no futuro esse adulto tenha sustentação emocional diante de todas as adversidades da vida.

Um comentário:

  1. Concordo, sair a zona de conforto é extremamente benéfico para evoluirmos.

    Joaquim Junior
    http://mecfacil.blogspot.com/

    ResponderExcluir