segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Poderia ter sido diferente

Todos os dias, horas e minutos podemos definir uma nova realidade. Depois dos acontecimentos podemos refletir sobre qual teria sido o melhor caminho ou decisão, e aí vem o questionamento, poderia ter sido diferente? Sim, poderia. Mas como não temos “bola de cristal” rumamos para aquilo que consideramos mais coerente e que nem sempre pode ser a melhor opção.
Estou lendo o livro Mundo pós-aniversário de Lionel Shriver que retrata justamente isso. As tantas possibilidade que temos diante da vida e os prováveis resultados de cada escolha. O livro faz um ensaio de possibilidades e resultados tendo como mote a vida amorosa da protagonista Irina. Infelizmente nossa vida não permite “ensaios”.
Mas, quando pensamos em termos de carreira, escolhas profissionais, como administrar isso?Afinal, devemos ter um foco e trabalhar em prol de nossos objetivos.
Recentemente, uma profissional com menos de 30 anos comentou comigo que todos seus irmãos e cunhados eram formados, pós-graduados e na sua percepção, todos eles (inclusive ela), poderiam empreender um negócio dada as circunstâncias de instrução. No entanto, não o faziam, pois todos possuiam emprego e uma relativa "estabilidade". Logo, vamos dissecar tal comentário: empreendedores necessariamente não precisam ter toneladas de formação, empreendedores são corajosos e arriscam mais (também têm seus medos, afinal são humanos), mas nesse caso o medo ao invés de paralisar serve como estímulo, quase uma adrenalina. Logo, o objetivo desse grupo de profissionais é outro e embora pensem em algumas possibilidades, jamais o farão. Poderiam ser empresários? sim, poderiam. Poderiam ter sucesso e reconhecimento? sim , poderiam. Poderiam fazer fortuna e empregar milhares de pessoas? sim, poderiam. Mas, provavelmente cada um continuará seu trajeto aparentemente seguro sem experimentar novas possibilidades. Serão felizes? creio que sim, sempre existirá felicidade nas suas escolhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário