segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Boygrama

Hoje em dia as possibilidades de contatos são inúmeras. Telefone celular, residencial, comercial, e-mail, recado, etc... Como sou "antiga", da época do telegrama e fonograma, inventei o "boygrama". Sim, esses dias me superei.Depois de inúmeros recados na caixa postal de um celular,uma dezena de e-mails, mandei meu boy levar uma cartinha na casa do profissional. Persisti, insisti, acho que exagerei.Dei valor demais a um profissional, que simplesmente ignorou todos os apelos de contato.Nunca retornou, nem para dizer:"por favor me deixe em paz"! nem isso!conclusão:excluído definitivamente do banco de dados. E dizer que ele estava na categoria top.As coisas mudam, as pessoas são imprevisíveis e eu, bem, eu tentei de todas as maneiras....

Retorno do processo de seleção - the end!

Os candidatos normalmente reclamam que as consultorias de RH não dão retorno sobre os processos de seleção.Ou seja, o processo se encerra, um profissional é contratado e os demais envolvidos nunca recebem formalmente o "não aprovado". Penso que é preciso "enterrar os mortos".Findou, aviso, mas leia atentamente, o retorno somente é dado quando o processo é concluído e o profissional escolhido já iniciou suas atividades.Isso pode levar muito tempo, porque ao contrário do que muitos pensam, processo de seleção é demorado.Um retorno pode vir depois de 3 , 4 ou 6 meses.Se nesse tempo você não recebeu retorno é porque o processo está em "andamento".

Epidemia

Quanto mais escrevo sobre a falta de educação de alguns profissionais, mais situações no cotidiano da consultoria acontecem....parece epidemia!!!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Antes de participar, pense!!

Candidatos do Brasil! Antes de participar de um processo de seleção faça a seguinte avaliação: 1 - você precisará ausentar-se do seu trabalho para realizar as entrevistas, que podem ser 2, 3, 4 ou mais; 2 - o motivo da sua ausência nesses dias é de sua responsabilidade, então pense, se você terá uma sucessão de consultas médicas, dentista, alguns velórios ou você comunicará seu chefe que está participando de um processo de seleção; 3 - se você reside em outra cidade e/ou estado, pense no deslocamento e custo.Sim, poucas são as empresas que arcam com essa despesa, a maior parte providencia, deslocamento, estada, etc...para cargos executivos, então se esse não for seu caso, faça as contas; 4 - não se faça de vítima ou pobre coitado.Você é (ou deveria) ser maduro o suficiente para sustentar suas tomadas de decisão. Ah! não queime seu filme em vão!!