quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sobre aproveitar os dias, os meses....

Dizem quem devemos aproveitar cada dia como se fosse o último, um dia a gente acerta!
Esses dias, comentei com a minha sobrinha mais nova, que em 2012 o mundo acabaria. Sei que foi um comentário bobo, mas lembrei do filme 2012 (que eu não assisti) apenas ouvi comentários.
Pois bem, como era de se esperar, ela ficou impactada, olhou para sua mãe, para confirmar ou não.A Mãe amenizou a informação equivocada da tia. Então ela fez caras e bocas e disse: bem, temos ainda novembro e dezembro para aproveitar....
Que bom se tudo na vida fosse assim, ter essa leveza que as crianças tem, que a gente perde ao longo da vida...
Carpe diem!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A vida da gente....

Não é a novela,mas aquela que vivemos, a real.
Planos, metas,objetivos, listas sem fim. Desejos, ambições, futuro.....
É preciso justificar nossa existência e, para tal, precisamos ter sempre uma resposta para cada pergunta...é quase um censo do IBGE, sempre!
Na tenra idade, o que você quer ser quando crescer?
Depois de "crescido", o que você quer para sua vida?suas metas para daqui 5 ou 10 anos? e ai que você não tenha um script, um manual ou um dossiê.
Errado!!! não é preciso ter uma resposta para cada pergunta. Podemos sim, ter dúvidas e incertezas quanto ao nosso futuro. Podemos ter várias respostas.Podemos pedir ajuda aos "universitários".São tantas possibilidades quando o assunto é a nossa vida. O que não podemos, sob hipótese alguma é deixar de viver. E, cada um com suas escolhas....

Regra

Regra geral:

1/3 é minha responsabilidade;
1/3 é responsabilidade do outro;
1/3 é do universo....

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Arrependimento

Hoje aconteceu uma situação bem curiosa.
Um candidato enviou-me um e-mail, dizendo estar arrependido pelo declínio e acredita ter cometido um erro.
Respondi - realmente você cometeu um grande erro.
Paciência - lessons learned.

Um outro olhar....

Algumas pessoas devem achar que eu sou repetitiva ou estressada (ou os dois!!), uma vez que escrevo com muita frequência sobre "declínios". Não qualquer declínio, mas aqueles que acontecem nos 45 do segundo tempo....
Pois bem, hoje conversando com um gestor, ele mostrou uma outra percepção, tipo veja o lado bom disso.Disse ele, estamos muito bem nas nossas escolhas,os profissionais são tão bons, competentes e qualificados que todo mundo quer, inclusive nós....
Não fiquei totalmente convencida, mas nessas situações,farei o possível para ter um olhar mais "Poliana".......

sábado, 15 de outubro de 2011

Sorte ou destino?

Esses dias conversei com um profissional e a idéia era pedir indicações.
Na hora, ele não lembrou de outros profissionais,mas mencionou que também estava "olhando" o mercado. Não aprofundei muito, pois ele não tinha a formação desejada, o que era um requisito mandatório.
Ele ficou com meu e-mail, enviou seu CV.Gostei muito e, apesar de não ter a formação desejada, ele tinha anos de experiência na área. Encaminhei ao cliente, que adorou o CV, ele foi entrevistado e contratado.A empresa alterou a nomenclatura do cargo para contratá-lo. Todos ficaram felizes, eu, ele e a empresa. Happy end!
Mas, o curioso, é a forma como cheguei nele, daí o título do post, sorte ou destino.
Usando uma das tantas técnicas de hunting, liguei para uma empresa do ramo desejado. Uma recepcionista atendeu, identifiquei-me, seguindo o roteiro investigativo. A moça, pensou uns 2 minutos, antes de transferir a ligação para esse profissional. Eu não conhecia ele. Ele tampouco me conhecia.Ela chegou a cogitar 2 ou 3 nomes em voz alta, então repassou a ligação para o ramal do profissional X.....sorte?destino?acaso?

Assim é a vida.....

1/3 é minha responsabilidade;
1/ 3 é responsabilidade do outro;
1/3 é do universo.....
Ou seja, o que depende de mim será feito, o que depende do outro é uma incógnita e quanto ao universo, bem, tudo pode acontecer, independente do nosso desejo!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Com emoção ou sem emoção?

Não sou uma pessoa que gosta de adrenalina, tipo pular de bung jump, voar de asa delta, pular de paraquedas e tomar decisões sem pensar.
Uma vez (única vez) andei de banana boat. Antes da lancha partir, o rapaz que pilotava a mesma, perguntou ao grupo:com emoção ou sem emoção. Todos gritaram com emoção, menos eu. Voto vencido.Fui, no primeiro tombo achei que tinha morrido, afundei, mas graças ao colete salva-vidas, voltei a superfície (não sei nadar).Ufa, não morri! mas, também não voltei para a banana. Fui para a lancha, meu porto seguro.
O que isso tem a ver com seleção? tudo.
Quem entra num processo de seleção, apenas por "adrenalina" para saber se está bem na foto, bem no mercado, se milhões de pessoas vão chamá-lo para um processo, não sabe o que quer. É quase uma aventura, deve ser uma emoção....
Algumas situações na vida tem que ser refletidas, pensadas, avaliadas.
Você não casa apenas para ver como é casar? você não compra uma casa apenas para ver como é ter uma casa? você não tem filhos apenas para saber como é ter filhos? então, porque você entra num processo de seleção se você não tem certeza disso...é por "adrenalina"???
Penso, que nos últimos tempos, o mercado está recheado de profissionais estilo bung jump. Eles se atiram, curtem adrenalina e vão embora.
E a gente perde um tempo absurdo.





Mais um....

Mais um declinou....
Outubro vermelho!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pérolas da infância - 2

Minha sobrinha mais nova tem 9 anos.
No final de semana, estávamos papeando e ela queria entender afinal de contas, o que era o meu trabalho.
Disse que as empresas me contratavam para "achar" pessoas para trabalhar nesses locais. Daí ela questionou: mas você procura eles na rua? no que respondi: em vários lugares. Então ela mencionou, é tipo esconde-esconde? achei ótima a percepção dela. Respondi que era parecido, só que eu não me escondia, mas os candidatos sim. Daí eu tinha que achá-los. Ela pensou, pensou.....me olhou e disse: puxa que difícil!
E tem gente que acha que ser consultor de RH é barbada.

Gente boa....

Depois de um tempo sem "psicografar".......hoje estou emocionada!
Mas pudera, tomei uma rasteira, que presente de aniversário. Presente de grego.
O importante é, que apesar de tudo o que acontece em situação de consultoria (que não é pouca coisa), tem muita gente boa por aí, honesta, madura e acima de tudo profissional. Pessoas que literalmente dá gosto indicar a uma empresa.
E por esses que vale a pena!

Desculpas, todas....

Mentir não é legal, então vamos denominar "desculpa esfarrapada".
O ser humano é super criativo, tem mil idéias, mas nem sempre é original.
Algumas desculpas datam de 500 AC (antes de Cristo).....

1- ficou doente;
2- alguém morreu;
3 - acabou a bateria do celular, do carro ou dele mesmo;
4- bateu o carro;
5 - etc...

Olha, estou quase entrando na categoria "vidente", porque é ouvir ou ler uma das desculpas esfarrapadas, que a luz vermelha acende e bingo! acertei!

Pelo Amor de DEUS

Isso mesmo ....Pelo Amor de Deus!!
Candidatos do Brasil e do planeta Terra.
Leiam o post anterior.
Não me façam perder tempo.
Pensem, pensem e pensem. Eu sei, pensar dói, mas please, um pequeno esforço e deu....

Já escrevi muito sobre isso, mas o tema é sempre atual.Pelo visto estarei em 2020 escrevendo sobre isso...de novo!!

Ninguém é obrigado a participar de processos de seleção. Você é convidado !
Você pode PENSAR e decidir participar ou não. Você é livre! Viva a liberdade!
Mas, ao dizer sim....SUSTENTE isso. Seja MADURO e assuma suas escolhas.
A hora de pensar é quando você está na primeira fase do processo de seleção, comigo, a consultora de RH.

Ah! ter um excelente currículo, estabilidade nos empregos, anos de experiência nem sempre é credencial para sucesso. O que diz quem realmente somos, são as nossa atitudes....

Alguns profissionais estão fechando as portas para sempre.....


Aniversário = relfexões

Hoje é meu aniversário, dia propício para tantas reflexões.....

Idade cronológica é referência, afinal assim como o ano tem 365 dias, precisamos também nos situar nesse mundo. Costumamos dizer: sou fulano de tal, com idade tal (referência)....
Mas, caros leitores o que conta mesmo nessa vida é a idade mental, não a cronológica.
Você é responsável pelos seus atos? Você pensa antes de agir? Você sabe ponderar e avaliar as situações? Você é corajoso e assume de frente aquilo que se propõe?
Se você respondeu sim a todas as questões, ótimo. É um bom começo, provavelmente poderei te convidar a participar do clube. Qual clube ? o clube da maturidade, que não tem nada a ver com terceira idade ou melhor idade.
Nesse clube participam pessoas adultas, responsáveis, íntegras e que acima de tudo sabem que a cabeça não é um mero adorno, mas algo que precisamos saber utilizar...sabe aquela máxima "penso, logo existo", é por aí....

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Família....

Mães e esposas nem sempre ajudam. Ambas possuem a "síndrome de propriedade".
Essa semana recebi dois currículos. Ao tentar contato através do celular com ambos candidatos, não consegui (desligado, fora de área e por aí vai). Liguei para o fone residencial. No primeiro, a mãe atendeu e quando identifiquei-me ela disse que o filho já estava trabalhando e estava bem. Na outra situação, a mesma coisa, só que foi a esposa quem repetiu isso. Detalhe, eu recebi o CV dos profissionais dois dias antes...
Acho que eles estão em cárcere privado. Será que isso foi uma tentativa de pedir socorro?
Sim, porque ninguém merece que o outro tome tal decisão.


Tks

Meu muito obrigada a todos que estão sempre de plantão para ajudar.
Um headhunter sozinho não faz muita coisa, por isso ter bons contatos é fundamental. Tenho "sócios" pelo Brasil inteiro, pessoas que nunca vi e nem sei se verei, mas que já me ajudaram muito.

Outro que está sempre de plantão e merece o mesmo agradecimento é Santo Expedito (santo das causas urgentes e impossíveis). Num processo de seleção tudo pode acontecer (e as tragédias acontecem mesmo) . Nessas horas precisamos acionar o network divino.....

Dados

Currículo tem que ter dados essenciais.
Data de nascimento sempre.
Ano de formatura sempre.